01/08/2025
Sem categoria
82 visualizações
O cadastramento animal em municípios é importante para controle populacional, combate a zoonoses e maus-tratos, além de auxiliar na localização de animais perdidos e na promoção da guarda responsável. O registro permite um banco de dados com informações sobre tutores e animais, facilitando a identificação em casos necessários.
A criação e manutenção do cadastro, bem como a conscientização da população sobre a importância do registro, são responsabilidades do poder público municipal. O cadastramento também pode auxiliar na criação de políticas públicas mais eficazes para o bem-estar animal.
Importância do cadastramento:
Controle Populacional:
O cadastro ajuda a mapear a população de animais de estimação, auxiliando no planejamento de políticas públicas para controle populacional, como programas de castração.
Combate a Zoonoses:
Permite o rastreamento de doenças transmitidas entre animais e humanos, facilitando a prevenção e o controle de surtos.
Combate a Maus-Tratos e Abandono:
O registro facilita a identificação de responsáveis por animais abandonados ou maltratados, auxiliando na responsabilização.
Localização de Animais Perdidos:
O cadastro com informações de contato do tutor facilita a devolução de animais perdidos ou fugidos.
Os agentes em suas visitas casa à casa, deverão preencher o questionário padronizado e distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde contendo as informações necessárias. É importante destacar que através do cadastro e registro da população de animais do município de Paulo de Faria podemos garantir o planejamento adequado de políticas públicas para controle populacional, como programas de castração e o rastreamento de doenças transmitidas entre animais e humanos, facilitando a prevenção e o controle de surtos.