Nosso município é rico em culturas e tradições. Venham conhecer!
Confira nossas fotos.
ARTIGOS PUBLICADOS POR PAULO-FARIENSES
MAIS UMA JÓIA DA NOSSA CULTURA
BICHO BRABO
Bicho é bicho, pode ter vida ou não. É coisa estranha que espanta, incomoda e chama a atenção. Pode ter forma, varias moradias e nem sempre avisa quando chega.
Tem um bicho ai que não é branco, nem preto, mas muitos o enxergam com um sorriso sombrio e amarelo, bem amarelo.
Nasceu do nada, até da nossa imaginação, mas quando se aproximou fingimos trata-lo com desdém.
Este mais novo bicho a habitar o nosso mundo não é bélico, não tem artilharias, não causa explosões, não dilacera rostos, não mutila populações, não conquista territórios, mas parece gostar de quem o menospreza.
Penso, as vezes, que ele se diverte, pois gosta da galera vibrante, cheia de agitação, arquibancadas, espetáculos, cinemas, teatros, ônibus, metrô, lojas em liquidação e imaginem vocês, da escola dos nossos jovens e crianças, de cursinhos, antes das provas finais do Enem.
Que bicho é este que desafia a todos, dribla a ciência, mostra uma cara e quando todos correm atrás da solução, vem com nova vestimenta, mais contudo, mais letárgico. É o velho Corona, só que agora mais requintado. É bicho do demônio.
Desarranja a sociedade, tiro o emprego, o salário de quem mais precisa derrama o ódio e lagrimas e faz crer que todos tem razão. Razão ao alcaide que nós quer o ajuntamento de pessoas, razão aos trabalhadores que precisam do pão de cada dia. O que fazer? Ou melhor, o que esta por fazer? É muita coisa! Tratar a ciência com mais carinho, mais amparo. Valorizar a pesquisa é obrigação.
Pois é, minha gente, ficamos aterrorizados quando estamos começando a desenhar, em termos nacionais, a perda, nos próximos dois meses, de uma população inteira como São José do Rio Preto, em função de um bicho que não conseguimos segurá-lo. Tempos difíceis ainda pela frente.
Pensemos nos nossos doentes em uma U.T.I, das perdas de famílias interiras, dos médicos, enfermagem, auxiliares, quando cuidado. É o carinho e um misto de terror para nos amiudar ainda mais.
Vacinar e imprescindível e precisa ser rápido, pois a escada é longa. O bicho que esta ai é brabo, com B mesmo, é mau, disfarçado, misterioso, com muitas armas. Já a ciência, embora com atraso, corre atrás, nos auxilia, mas uma outra vacina, natural para quem pode, tem que ser praticado, o uso de mascaras, higiene das mãos e isolamento,item, este que tem nos livros e na leitura um bom passatempo. E por ultimo, a vacina da oração, a forma de orar, falar com Deus, no silencio do seu confinamento, no cantinho do seu lar e indagar do nosso Pai, o porque de tudo isto. Com certeza, você vai terá resposta, mas em sua cabeça ira povoar um turbilhão de falhas nossas, o excesso de apego as coisas materiais, o egoísmo, a falta de solidariedade, educação a vida e a natureza, enfim, compreender o que é amar o próximo.
Quanto ao bicho, vamos domá-lo, extirpá-lo, jamais!
Antonio Geraldo Pagoto.
Prof. Aposentado e advogado.
PARTICIPAÇÕES
FILHO DE PAULO DE FARIA É VENCEDOR NO PROGRAMA "RECEITAS DE FAMÍLIA" DO SBT DE SANTA CATARINA
Paulo de Faria mais uma vez destaca-se na área Cultural, Turística e Gastronômica, e é para nós, Paulofarienses, motivo de muito orgulho que um filho de nossa querida cidade faça sucesso na gastronomia, sendo o vencedor da 3ª Etapa do Programa "Receitas de Família" do SBT de Santa Catarina, com um de nossos pratos típicos, a famosa "Quenga".
Este famoso cozinheiro é o nosso querido Reginaldo Gomes Sabino, filho de Aparecida Júlia Gomes Sabino (Fia) e Idalicio Sabino, neto da saudosa Dona Geni e do Sr João do Mato.
Reginho, como era chamado por amigos e familiares, nasceu e cresceu em nossa cidade, herdando da mãe e da avó o gosto pela culinária.
Reginaldo participou do Concurso com um de nossos pratos típicos deliciosos, a Quenga (que é uma receita de milho verde com frango), em homenagem a sua mãe Fia e sua Vovó Geni , com muita técnica, profissionalismo e com pitadas de amor, carinho e gratidão à sua família e à sua terra, mostrou ao Brasil um pouco de nossa gastronomia e também da nossa cultura rica em tradições.
Hoje ele reside em Blumenau, Estado de Santa Catarina, pai de família amoroso e dedicado que nunca esqueceu suas origens e sua história nos deixando orgulhosos e muitos felizes.
PARABÉNS REGINALDO!
Casa de Cultura “Prof. José Vasconcelos Rezende”
Paulo de Faria/SP
Setor e Cultura e Turismo
ADM. 2021/2024